Breve história
A utilização de bolsas ou mochilas surgiu com a necessidade de armazenar itens e utensílios para o dia a dia e o cotidiano das pessoas em determinada época. No período paleolítico, por exemplo, para guardar frutas, sementes ou materiais que esses Seres Humanos consideravam preciosos [1]. E muita dessas informações, podemos concluir e criar teorias com base em suas pinturas rupestres e fósseis; neste período, podemos apenas gerar teorias, pois não temos tantos dados que comprovam de fato essas ideias.
Com isso, voltamos a um período histórico menos distante, a Idade Média. Nessa época, existiu uma distinção de tipos de bolsas com relação ao gênero (masculino e feminino), qual atividade que a pessoa ira realizar e quais itens necessita guardar para utilizar em determinado local. Estes aspectos eram abordados para se escolher a mochila ideal para o evento da pessoa medieval. Nesse tempo, surgiram as famosas pochetes, bolsas relicário e sacos [5].
a - Foto ilustrando como era uma cidade na Idade Média.
Sendo assim, no século XV em diante, se começou a criar mais “buracos” nas roupas masculinas e femininas, os famosos bolsos, devido a necessidade de se levar itens em seu cotidiano. Assim, com a evolução da moda e da tecnologia que o tempo trouxe, os vestimentos começaram a ser mais aperfeiçoados, tendo estilo além de usabilidade [3].
Também vale ressaltar que em diferentes povos e culturas, as bolsas e mochilas continham aspectos diferentes, como: o modo de carregar, seu desing, o material que seu utilizou para fazer e para qual fim o objeto era utilizado. Logo, estamos analisando como a maioria dos Seres Humanos utilizavam esse utensilio, não sendo a maneira correta, mas sim uma maneira de se utilizar.
Chegando nos dias atuais
Com isso, seguindo essa linha do tempo imaginária que criamos, chegamos aos dias atuais. Contemos bolsas de diversos tipos: bolsas para esporte, bolsas para viajar, bolsas para itens de higiene e entre outros estilos e variedades de bolsas. E isso muito se deve a diversidade de lazeres, de avanço na variabilidade de atividades e afazeres do Ser Humano ao decorrer do tempo.
b - Foto apresentando diversos tipos de bolsas do século XXI.
Atualmente, e de forma racional, vestimos e pensamos nas roupas que iremos usar, de acordo com as nossas atividades do dia; não se diferenciando muito do modo de utilizar dos nossos ancestrais [6]. Nesse caso, estes utilizavam mais para sobrevivência, mas ao mesmo tempo, estilizavam suas bolsas devido as culturas diferentes existentes dos povos de cada região, gerando um estilo único [2].
Concluindo, com o passar dos anos, a humanidade começou a evoluir e diversos objetos passaram a não ser mais usados, porém, não é o caso das bolsas e mochilas. Ainda hoje, necessitamos levar itens básicos para nós, pois ficamos prevenidos para eventos inesperados, além de levar utensílios nos quais vamos utilizar no dia a dia, mas a ideia de que necessitamos de um objeto para coloca-los, não muda.
Dizem que o cachorro é o melhor companheiro do Homem, eu digo que é a bolsa!
LICENÇAS (IMAGENS)
(*) - Licença das fotos apresentadas no artigo: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/
REFERÊNCIAS
[1] http://www.bbc.com/culture/story/20150116-the-ultimate-status-symbol
[2] http://www.bbc.com/future/bespoke/made-on-earth/why-made-in-italy-has-such-appeal/
[3] https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-das-bolsas
[4] https://www.todamulher.com.br/moda/uma-viagem-pela-historia-das-bolsas/
[5] https://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsa_(acess%C3%B3rio)
[6] https://www.qualitylogoproducts.com/promo-university/history-of-backpacks.htm