O inicio do uso
A utilização de acessórios durante a história da humanidade conseguiu ter diversos aspectos e significados [2]. O ato de utilizar um colar de dentes de um animal predador para representar e simbolizar o líder de certo grupo de nômades na era paleolítica; até ao ponto de utilizar um colar escrito ‘Black Lives Matter’ como forma de manifestação e expressão de ideologia atualmente.
Há muito tempo atrás, na era paleolítica, o uso dessas vestimentas dispensáveis tinham como objetivo representar crenças em mitologias, cultos realizados e preces feitas. Além de apresentar níveis hierárquicos a respeito da caça na época e de apresentar a longevidade do Ser, deixando claro limitações e o que era possível para tal pessoa. Para ficar mais fácil de entender, podemos imaginar o seguinte: para saber se uma pessoa no período paleolítico era eficaz na caça de certo animal, essa pessoa andava com a quantidade de dentes que ja conseguiu obter desse animal; também, uma pessoa com mais idade nessa época (sendo muito difícil chegar em uma idade avançada pelo estilo de vida nômade) utilizava um manto especifico, indicando que seria uma pessoa de mais necessidade e atenção [6].
a – Imagem apresentando um colar feito por rochas cristalinas no período de 50-320 A.C.
Com essa ideia e pequena visualização de como seria a vida nessa época, podemos supor, junto com achados arqueológicos, como os seres se organizavam e utilizavam os acessórios.
A mudança do uso
Com o passar do tempo, o uso de acessórios se intensificou. A luta das pessoas pela sobrevivência já estava menos rigorosa do que antigamente, na era paleolítica. Pode-se dizer que a mudança do estilo de vida nômade para um estilo de vida sedentário, fez com que mudasse essa perspectiva e essa visão com os objetos.
Separando períodos diferentes da história da humanidade, pode-se notar essa modificação do uso desses acessórios. Muitas vezes, utilizado para ostentação e separar de forma mais branda a hierarquia das classes sociais da época, entre a divisão de burgueses e plebeus [1], por exemplo.
b – Imagem ilustrativa de um homem no século 19 com seus acessórios e roupas da época.
Por outro lado, para o uso de ostentar e mostrar sua crença em determinada mitologia ou crença, o antigo Egito está cercado de diversos achados arqueológicos de acessórios utilizados durante esse período [5]. Além disso, essa época influenciou muito na nossa moda atual; como utilizamos as joias, os formatos e costumes que temos com estas. A utilização do ouro e prata para confeccionar anéis, braceletes, colares, pulseiras e entre outros tipos de modelos de acessórios foi extremamente importante para iniciar esse processo de utilizar esses minérios para confeccionar esses objetos [3].
c – Imagem apresentando uma joia encontrada no Egito, com a arte representando a deusa Afrodite. Estima-se que foi utilizada e criada no período do Antigo Egito.
Portanto, a evolução e o desenvolvimento dos acessórios foi construído de acordo com o avanço do Ser Humano e sua busca por novas conquistas e por novas formas de se expressar: expressando suas crenças, ideologias, hierarquia social e entre outros [4].
Caso esteja mais interessado sobre a história das vestimentas e dos acessórios do Antigo Egito, clique aqui!
LICENÇAS (IMAGENS)
(*) - Licença das fotos apresentadas no artigo: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/
REFERENCIAS:
[1] - https://en.wikipedia.org/wiki/19th_century_in_fashion
[2] - https://fashionhistory.fitnyc.edu/category/19th-century/
[3] - https://en.wikipedia.org/wiki/Fashion_acessory
[4] - https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Moda/Acess%C3%B3rios_de_mod
[5] - https://www.history.com/topics/ancient-history/ancient-egypt
[6] - https://brasilescola.uol.com.br/historuag/paleolitico.htm