Contexto
O tênis é um tipo de calçado muito utilizado para complementar o estilo de roupa em determinado evento. Além disso, como base de sua criação, o tênis é utilizado também para proteger a sola do pé do contato direto com o solo e possíveis doenças transmitíveis pelo solo.
Com isso em mente, buscamos entender como surgiu esse calçado e quais foram as modificações e situações apresentadas para este utensílio se tornar o que é hoje para nós.
Origens
A primeira motivação para gerar o pensamento de utilizar algo para proteger os pés foi o esporte. Na grecia antiga, por volta de 776 A.C – 393 D.C, para melhor desempenho do atleta nos jogos olímpicos, criou-se sandálias de couro. Melhorando o rendimento dos atletas e iniciando esse costume de utilizar as sandálias para proteção dos pés, tanto no esporte quanto para caminhar [2].
Com o passar do tempo e chegando no século 19, o tênis começou a ser algo mais valioso e de luxo. Apenas alguns atletas de corrida tinham condições de comprar. Sendo o primeiro modelo mais semelhante dos tênis que vemos hoje é o lançado pela Reebok (na época o nome da empresa era Bolton).
Século 20
Com a chegada do século 20, criou-se pela Converse o estilo de tênis que se perpetua até hoje, o All Star [4]. Tendo esse tênis o intuito de melhorar o desempenho dos atletas de ginastica, os jogadores de basquete também começaram a utilizar, como o famoso Lerry Bird.
a – Imagem ilustrativa representando um all star do século 20 criado pela Converse.
Logo, esse avanço no uso do calçado pelos jogadores de basquete e atletas de tênis, fez com que popularidade desse tênis crescesse muito, influenciando outros esportes a terem seus calçados baseados no All Star com adaptações para o esporte executado, como: Boxe e Tênis [3].
Por volta de 1920-1940, novas marcas começaram a surgir, como ‘Adidas’ e ‘Puma’. Sendo o inicio dessas marcas o desentendimento de dois irmãos que estavam confeccionando novos estilos de tênis. Com isso, nesse período, iniciou-se a nova gama de tênis feitos para o dia a dia, sem intuito de esportes e desempenho dos atletas [1].
Além disso, o tênis foi um motivo para as pessoas adquirirem e fazerem exercícios e atividades físicas. Pois os tênis estavam muito ligados ao esporte e rendimento físico do atleta, incentivando as pessoas a adquirirem um com esse intuito.
Conclusão
Logo, com esse surgimento de novas marcas confeccionando calçados para diversos esportes, com finalidades e estilos diferentes, permitiu um aumento da diversidade de tênis e a escolha de marcas; gerando o ambiente que nos encontramos hoje, com diversos tênis com intuitos distintos.
LICENÇAS (IMAGENS)
(*) - Licença das fotos apresentadas no artigo: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/
REFERENCIAS:
[1] - https://www.metropoles.com/colunas/ilca-maria-estevao/tenis-conheca-a-historia-deste-calcado-tao-presente-no-dia-a-dia
[2] - https://eduardohiga.commercesuite.com.br/origem-do-tenis
[3] - https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-tenis
[4] - http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/XHcG1adlDFESt9o_2013-5-3-12-27-54.pdf