Quais são?
Os tecidos mais utilizados no mercado da Moda são: lã, poliamida e poliéster. Utilizados tanto para confecção de roupas casuais até as mais sofisticadas. Existem diversos tecidos que são específicos para o desenvolvimento de determinada roupa como: linho, veludo, algodão e entre outros. Mas os três citados, estão majoritariamente no mercado [1]. Além disso, a mistura de tecidos é utilizada para formar novos matérias de confecção [2].
O Poliéster é um material sintético, sendo gerado e derivado do petróleo. Por este motivo tem um preço mais baixo, além de ser versátil e forte para uso tanto em roupas de ginastica quanto em roupas elegantes, como um terno ou vestido [4].
a – Imagem apresentando materiais feitos com poliéster com diversas cores diferentes além de tonalidades diferentes.
O linho é um tecido que já venho comentando em alguns posts, como o ‘Moda do Antigo Egito’. Sendo um tecido nobre, com uma qualidade superior aos outros tecidos, utilizado desde os tempos antigos, fazendo com que seu preço no mercado seja elevado. Apresentando um tom mais sofisticado e elegante, o próprio tecido depois de modelado, aparenta ainda em sua fase final (na roupa em si) os fios e detalhes que formam o tecido, sendo ainda mais valorizado [5].
b – Imagem apresentando um tecido feito do material linho e uma estampa de uma bicicleta feito no material.
c – Imagem apresentando diversos materiais de confecção feitos por linho com diversas tonalidades e cores diferentes.
Além dos tecidos formados sinteticamente e tecidos fornecidos pela natureza, existe os tecidos fornecidos pelos animais, um exemplo destes é a lã. Sendo um tecido de origem animal, normalmente retirado de uma ovelha, mas existe variações e outros animais que fornecem esse material, como: lhamas, carneiros, cabras e entre outros animais. Uma das principais vantagens de utilizar este tecido é sua elasticidade, dificultando a ação de rasgar a roupa ou o material que está sendo feito [6].
d – Imagem de diversos materiais de costura feitos a base de lã, com diferentes cores e tonalidades.
e – Imagem de um cachecol roxo feito de lã, aparentemente, feito por costura.
Já a poliamida é um tecido muito utilizado para a confecção de roupas e vestimentas focados para fisiculturistas e pessoas que tem o hábito de malhar e praticar exercícios físicos. Já que o material fornece um sistema de troca de energia e calor que permite regular a transferência de calor da pessoa. Portanto, é um tecido muito eficaz e muito especializado pelo mercado para a área fitness [3].
f – Imagem apresentando uma camisa térmica preta feita de poliamida, resultando em melhor desempenho na atividade física.
g – Imagem apresentando uma camisa térmica verde feita de poliamida, resultando em melhor desempenho na atividade física.
Por fim, percebe-se que existem diversos tecidos e quais estão e são dominantes no mercado da moda. Tecidos para desempenho melhor em exercícios físicos até tecidos que são mais dificeis em rasgar.
LICENÇAS (IMAGENS)
(*) - Licença das fotos apresentadas no artigo:
REFERENCIAS:
[1] - https://blog.modelle.ind.br/tecidos-e-materiais-moda-fitness/https://www.esquemaimoveis.com.br/noticias/evolucao-moda/
[3] - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_moda
[4] - https://www.valetransfer.com.br/tecidos-entenda-a-diferenca-entre-os-mais-usados-no-brasil/
[5] - https://all.accor.com/pt-br/brasil/magazine/one-hour-one-day-one-week/12-tipos-de-tecidos-sustentaveis-38838.shtml
[6] https://blog.modacad.com.br/tecidos-e-modelos-mais-usados-na-alfaiataria-feminina/